Pilotagem com garupa

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Pilotagem com garupa

Mensagem por Regadas em Qua Jun 18, 2014 3:18 pm

Toda moto com freio traseiro a tambor usando vareta de acionamento (como é o caso da Shadow) tem de ser ajustado quando se vai andar com garupa.
O motivo é que a suspensão cede com o peso a mais, e a vareta fica mais tensionada, deixando o pedal do freio mais alto.
Se o ajuste do freio e da suspensão não for corrigido as lonas das sapatas do freio traseiro ficarão atritando no tambor como se você estivesse freando o tempo todo. Isso prejudicará o desempenho da moto, exigindo mais do motor, e o cubo da roda traseira irá superaquecer, podendo chegar a travar a roda levando vocês dois para o chão.
O procedimento é muito simples, não é necessário usar ferramentas, pode ser feita com a mão mesmo.
Basta empurrar o braço do freio traseiro para frente com uma das mãos para aliviar a força da mola enquanto com a outra mão você gira a porca de ajuste para afrouxar (quando for andar com garupa) ou para apertar (quando for andar sozinho).
A porca tem um rebaixo para se encaixar na articulação do braço do freio e sempre deverá ficar na posição bem encaixada.
E também não esqueça de regular a altura da suspensão para evitar que o pneu traseiro possa raspar no para-lama.
E quando voltar a pilotar sozinho, não se esqueça de retornar as regulagens do freio e da suspensão, senão o pedal do freio ficará muito baixo e prejudicará sua frenagem.
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por Guilherme Orlando em Qua Jun 18, 2014 4:24 pm

César, valeu pela dica, não tinha nem ideia sobre a necessidade dessa regulagem do freio!
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por Regadas em Qua Jun 18, 2014 4:57 pm

Guilherme Orlando escreveu:César, valeu pela dica, não tinha nem ideia sobre a necessidade dessa regulagem do freio!

Mano Guilherme, faça alguns testes andando com a garupatroa. Veja se, sem quaisquer regulagem, você percebe alguma alteração no curso do pedal de freio que possa comprometer a dirigibilidade/frenagem. De repente, a "Julieta" é tão levinha que nem altera a configuração da máquina.

Abraço,
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por Guilherme Orlando em Qua Jun 18, 2014 5:58 pm

É a patroa aqui está em boa forma! vou ver se vai fazer diferença Laughing ....de qualquer modo vou mostrar esse comentário para ela, acho que vou ganhar alguns pontos!
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por Alexandre Carpine em Sab Jun 21, 2014 4:31 am

Ando bastante garupado e nunca percebi diferença no freio traseiro, mas na suspensão, sim. Se deixo na posição 3 a moto fica muito baixa e esporadicamente pega em alguma elevação. Se deixo na posição 4, fica dura para andar sozinho... é um dilema...rs
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por Guilherme Orlando em Sab Jun 21, 2014 3:40 pm

Eu tenho deixado na 2, no meu caso não tive problemas, a patroa está muito magrinha....kkkkk
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por Alexandre Carpine em Sab Jun 21, 2014 7:37 pm

O gordo do casal sou eu, Guilherme...rs
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Re: Pilotagem com garupa

Mensagem por dougnaestrada em Seg Jul 07, 2014 3:30 pm

Isso explica porque o cubo da roda traseira da 600 de um amigo ficou dourado devido ao aquecimento do sistema.

Fizemos um rolê por um longo trecho de serra e provavelmente a moto dele estava com o freio acionado devido ao excesso de peso (ele+garupa+bagagens)...

Ótima dica!!

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Re: Pilotagem com garupa

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