Escapamento esportivo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escapamento esportivo

Mensagem por Alexandre Carpine em Sab Jun 21, 2014 5:47 am

Pessoal, tenho usado um escape esportivo da Customer na Ginger. Acho o ronco muito bom, além dele ser mais bonito que o original. Porém, ao pegar estrada, notei uma diferença de desempenho. Com o escape original ela, aparentemente, anda mais.
Alguém sabe se há uma regulagem para ser feita ao trocar o escape?

Abs
Alexandre Carpine

Re: Escapamento esportivo

Mensagem por Guilherme Orlando em Sab Jun 21, 2014 6:50 pm

Alexandre também tenho um escape Customer na moto e senti a mesma coisa, a explicação que tenho é essa aqui: o escape original mantém uma pressão adequada no sistema, ao contrário do esportivo, que deixa passar os gases sem qualquer obstáculo, perceba que os originais tem tubos mais finos e geralmente há curvas dentro do escape, até a chegada na ponteira, ou seja, não há muita solução, escape esportivo sempre causa um pouco de perda de potência.

Última edição por Guilherme Orlando em Dom Jun 22, 2014 10:21 am, editado 1 vez(es)
Guilherme Orlando
Admin

http://phsbrasil.forumeiros.com

Mensagem por Alexandre Carpine em Sab Jun 21, 2014 7:31 pm

hmmmmm... Entendi. Não gostei, mas entendi.
Foi o maior trampo para conseguir trocar os abafadores do escape para poder pegar estrada e o trem ficou xoxo...  Sad 

Valeu pela informação, meu caro!
Alexandre Carpine

Mensagem por Regadas em Sab Jun 21, 2014 11:03 pm

Segundo os fabricantes, o escapamento esportivo aumenta a potência do motor. Na minha não senti diferença alguma...
Mas, no começo, percebi o seguinte: Minha tendência a querer subir marcha antes da hora...
ACHO que, por conta do barulho, acabava achando que a troca de marcha deva acontecer ANTES do que realmente deveria acontecer.
Ou seja, talvez acabemos induzidos a subir marcha cedo demais e, com isso, o motor demora mais prá "encher" e achamos que a potência do motor está menor.
E sim, dizem que é necessário regular o motor para a nova situação de descarga dos gases do motor.
Eu mesmo toquei o escapamento. E até hoje não levei prá fazerem essa tal regulagem. Aqui em Atibaia é triste encontrar um mecânico que realmente te inspire confiança...
Estou com um problema para postar links... Assim que os Admins arrumarem isso coloco aqui um link de uma matéria interessante sobre escapamentos esportivos.
Regadas

Mensagem por Guilherme Orlando em Dom Jun 22, 2014 10:16 am

Outro ponto que merece ser observado é o consumo, que geralmente aumenta com o escapes esportivos (talvez pelo desejo de ouvir o som...kkkkk). A minha está com escape esportivo, no último teste que fiz, cheguei na reserva aos 200km, com a moto muito pesada, nada mal, acredito que a média de consumo se mantém razoável, porque ao fazer troca do escape também troquei também as velas, por Iridium, que tem uma queima mais eficiente e o filtro de ar, por um K&N, que permite uma maior entrada de ar, sem comprometer a saúde do motor, acho que isso deu uma ajuda.
Guilherme Orlando
Admin

Mensagem por Guilherme Orlando em Dom Jun 22, 2014 10:21 am

Alexandre, dê uma olhada nesse artigo, ele vai trazer mais informações http://www.motosblog.com.br/8075/escapamento-esportivo-o-guia-definitivo/
Guilherme Orlando
Admin

Mensagem por Alexandre Carpine em Dom Jun 22, 2014 12:45 pm

A perda de desempenho que sinto é na velocidade final, com o cabo enrolado. Com escape original, cheguei a atingir 150, 155km/h (tinha acabado de pegar a moto e queria testar). Com o esportivo, chego no máximo a 130km/h.
Quanto ao consumo, não vi muita diferença.
O escape esportivo tinha um abafador mais aberto, porém, o ronco era bem alto (às vezes sinto saudades. Devia ter guardado ele...  Neutral ). Quando troquei o abafador na própria Customer, o ronco ficou mais abafado mesmo, dando a impressão de estar "sufocando" o motor. Penso que o abafador possa estar fechando muito a saída.
Preciso encontrar um mecânico bom e não muito careiro aqui em SP. Assim que tiver alguém de confiança, vou encostar a magrela para uma revisão, inclusive com trocas de filtros, velas, etc.)

Obrigado pelo suporte, senhores.

Grande abraço!
Alexandre Carpine

Mensagem por Ghandarva em Dom Jun 22, 2014 3:14 pm

Nas motos injetadas, a diferença é menos sensível que nas carburadas, ja que o sistema auto regula através da sonda lambda que faz a leitura e envia as informações. Ja nas carburadas, sempre ha necessidade de regulagem do carburador para o novo escape.
Sempre existe uma certa perda de potencia quanto maios for a saída dos gases. Sem a regulagem correta, a perda pode ser significativa, muitas vezes compensada psicologicamente pelo barulho. Ou seja, com o som mais alto, acaba-se não percebendo essa perda.
Por isso sempre foi um grande desafio para os engenheiros especializados, dimensionar um escapamento, de forma que as ondas de emissão e de sucção, cheguem ao minimo de alteração. Sabemos que o que controla a velocidade dos gases é o diametro do tubo. As curvas necessarias exercenm tambem influencia no binário, que ja é alterado pela temperatura, de tal forma que não a como se ter, pelo menos por enquanto, um escape PERFEITO. Via de regra, temos tubos mais longos que tendem a melhorar a potência em baixa e média rotações, enquanto canos mais curtos têm o efeito oposto, melhorando o desempenho nas faixas superiores de giro.... Ao contrario do escapamento original de qualquer veículo, que é dimensionado exatamente para aquele motor, onde é projetado para aproveitar o pico maximo positivo e negativo, os esportivos, não seguem critérios, sendo produzidos para uso comum. Resumindo, pode´se melhorar o aproveitamento com a regulagem de carburação ou com a auto regulagem da injeção, mas nunca em cem por cento, como o original.

Ghandarva

Mensagem por Regadas em Dom Jun 22, 2014 9:44 pm

Conforme prometido (valeu Gulherme), matéria sobre o assunto: Clique AQUI
Regadas

Mensagem por Guilherme Orlando em Seg Jun 23, 2014 12:32 am

Valeu Regadas!
Guilherme Orlando
Admin

Mensagem por Franco Ciravegna em Qua Jun 03, 2015 8:21 pm

Olá galera. Sou novato no forum e agradeço as dicas sobre os escapamentos esportivos.

Franco Ciravegna

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: